sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalho em grupo

 
A inserção do homem do campo na cibercultura

A Cibercultura é a um aprendizado que ocorre pela troca de informações entre grupos indeterminados de pessoas que interagem através de uma conexão em massa. As pessoas deixam de serem expectadores passivos, como a televisão e o rádio, para participar e compartilhar trocando informações e adquirindo conhecimento através de uma dinâmica interativa. O que hoje só é possível por causa das TCIs (tecnologias de comunicação e informação). 
A maioria da população do campo não vive os tempos de cibercultura, pois o acesso a internet ainda é algo desconhecido para as pessoas economicamente desfavorecidas, por ter um alto custo além da falta de sinal de rede. Já as grandes propriedades possuem equipamentos agrícolas com tecnologia avançada, onde os funcionários são treinados para exercer suas tarefas, mas ainda continuam sem acesso as redes de informações.
Os jovens do campo continuam isolados do mundo virtual, sendo assim eles são afetados por não conseguirem acompanhar as mudanças tecnológicas, o que também ocorrem nas cidades, devido à falta de acesso por toda comunidade. Já no primeiro contato com a cibercultura, os jovens têm muitas dificuldades em operar o computador, isso torna a experiência frustrante, fazendo com que eles desistam de aprender, (como uma criança que ganha uma bicicleta e já no primeiro contato se machuca, ela nunca mais vai querer brincar com ela), só que o trauma não é físico, mas psicológico.
É preciso criar estratégias para que a relação entre os povos do campo e a cibercultura beneficie esta população produzindo conhecimentos relacionados às TICs, construindo um aprendizado virtual de troca de conhecimentos e vinculados a forma que eles vivem no campo, trocando informações e experiências, criando um ambiente de aprendizado de forma inclusiva e democrática. É necessário que as políticas públicas priorizem esses cidadãos apoiando na educação, cultura e financeiramente para serem inseridos igualmente na sociedade. 
O Licenciado em Educação do Campo precisa promover uma interação entre a máquina e o aluno, favorecendo uma parceria/troca de informações, debates e pesquisas através de materiais didáticos pedagógicos e digitais adaptando-se a memória e a tradição desse povo. Assim, aproveitando o que a tecnologia tem a oferecer para realizar este trabalho coletivo, compartilhando as informações, orientando e acompanhando o processo educativo dessa população, rompendo o imaginário de que para viver no campo não precisa conhecer a realidade da sociedade.

Disciplina: EAD I 
Grupo: Adriana Maria Lumi, Daiane de Souza, Marco Aurélio Macedo Ariza e Mirelle Ventura

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