- Os povos do campo vivem os tempos da cibercultura?
A maioria da população do campo não vive os tempos da cibercultura. Há lugares em que os sinais da telefonia móvel e a internet não alcançam e os equipamentos de informática apresentam altos custos, para uma população de baixa renda. Já as grandes propriedades possuem equipamentos agrícolas com tecnologia avançada, que para o seu funcionamento precisam de mão de obra especializada.
- Eles são afetados pela cibercultura?
A população do campo é afetada, pois não consegue acompanhar as mudanças tecnológicas, as trocas de informações e o progresso da sociedade.
As crianças frequentam a escola, onde possuem salas de informática, mas os professores não estão capacitados a usar esta ferramenta como estudo, sentindo-se acuados frente este material, que poderia fazer o diferencial em sua prática pedagógica ou o sinal não atinge este local. Os jovens procuram os centros urbanos para aprender a utilizar a internet em Lan Houses, pesquisando no Google, usando e-mail, o Orkut e o MSN ou pesquisas escolares, não querem somente estar conectados, mas participar da inclusão digital, às vezes, não conseguindo emprego por não terem algum conhecimento nesta área.
As crianças frequentam a escola, onde possuem salas de informática, mas os professores não estão capacitados a usar esta ferramenta como estudo, sentindo-se acuados frente este material, que poderia fazer o diferencial em sua prática pedagógica ou o sinal não atinge este local. Os jovens procuram os centros urbanos para aprender a utilizar a internet em Lan Houses, pesquisando no Google, usando e-mail, o Orkut e o MSN ou pesquisas escolares, não querem somente estar conectados, mas participar da inclusão digital, às vezes, não conseguindo emprego por não terem algum conhecimento nesta área.
- Como pode ser a relação entre os povos do campo e a cibercultura de modo a ser benéfica para cada cidadão desses povos?
A relação entre os povos do campo e a cibercultura para ser benéfica a população do campo precisa que esse cidadão permaneça no campo de modo sustentável, de um ambiente privilegiado onde possa buscar conhecimentos e que as políticas públicas priorizem esse cidadão apoiando na educação, cultura e financeira para ser inseridos igualmente na sociedade.
- Como pode ser a ação do Licenciado em Educação do Campo de modo a se beneficiar com as condições criadas pela cibercultura?
A ação do Licenciado em Educação do Campo de modo a se beneficiar com as condições criadas pela cibercultura precisa promover uma interação entre a máquina e o homem. A escola, os professores e a comunidade integrem-se ativamente, conhecendo seus desafios e passando a ser um ambiente onde a realidade local é comentada e vivida como um todo, não desconsiderando a memória e a tradição que essa população traz como uma história especial desse grupo. Assim, aproveitando o que a tecnologia tem para oferecer para realizar este trabalho coletivo, compartilhando as informações, orientando e acompanhando o processo educativo dessa população, para romper o imaginário que viver na roça não precisa saber a realidade da sociedade num todo.
Disciplina: EAD I
Aluno: Adriana Maria Lumi
Aluno: Adriana Maria Lumi
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