sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalho em grupo


- 1ª parte do trabalho: "Educação e Comunicação - antes e agora"

Por volta de 40 anos atrás a comunicação era precária, as pessoas se comunicavam entre pais, filhos e vizinhos. Outras formas eram os bilhetes, cartas, combinações, festas, velórios e encontros religiosos. Os assuntos não eram diretos entre emissor e receptor onde às vezes eram distorcidos. Com a invenção do rádio da televisão as pessoas começaram a ter acesso a comunicação falada e visualizada das notícias do mundo.
Na educação familiar o pai tinha todo o poder, ele dava as ordens e era obedecido pela mulher e os filhos, sem questionamentos. Na escola era o professor o dono do saber, os alunos ouviam sem questionar, não eram participativos. O professor escrevia no quadro e os alunos copiavam. Quando apresentavam problemas comportamentais, tinham os castigos, como a palmatória, ajoelhar-se sobre tampas de refrigerante, ficarem em pé por tempo indeterminado, etc. A participação na escola não era importante, eram obrigados a realizar tarefas em casa. As meninas precisavam aprender tarefas domésticas e os meninos ajudavam os pais no trabalho do campo. A educação era fundamentada em saber ler e escrever, não almejavam maiores objetivos.
A partir da década de 90 a população teve acesso a informática, mas um acesso difícil e de alto custo, sendo somente para alguns. Com a criação de projetos educativos ela passou a ser difundida nas camadas populares.
Os meios de comunicação estão em constantes avanços, as cartas deram lugar aos e-mails, as informações são em tempo real. Com a internet, surgiram as redes sociais.
E a educação continua com quadro e giz e o livro didático. Nas escolas que possuem a internet os professores não foram preparados para usá-la como instrumento de ensino, na maioria usada para jogos e bate papos. Nas escolas rurais ela apresenta problemas de estrutura tecnológica.
A educação não apresentou grandes evoluções, continua com sérios problemas. O poder público demonstra desinteresse com os professores e com as condições precárias das escolas. Não há um padrão de qualidade na educação como necessitamos.
Somos um grupo de imigrantes digitais, fomos alfabetizados com a educação tradicional e agora estamos tentando quebrar este paradigma, precisando nos adaptar a estes novos estilos de educação para que no futuro seja possível uma troca de informações com nossos alunos nascidos na era virtual, os nativos virtuais.
Não conhecíamos a tal educação a distância e não imaginávamos que seria um ensino tão ou quanto melhor que presencial, mas precisamos nos adequar para poder realizar este trabalho com nossos futuros alunos.
O mundo virtual virou uma “babá”, as crianças já nascem com o instinto e a facilidade de usar a tecnologia. A internet tornou-se uma dependência, principalmente para as crianças e adolescentes, que devido ao grande fluxo de informações e sua rapidez, estão sempre on-line. Pela facilidade das redes sociais o homem se expõe ao mundo, mas precisa manter seus limites, seguir suas regras e respeito sobre seus familiares,
amigos e colegas, evitando desavenças para assim conseguirmos um mundo melhor.

- 2ª parte do trabalho: o quê o grupo pensa sobre a EAD

Existe alguma relação entre comunicação e educação?
Existe relação entre comunicação e educação, a comunicação complementa a educação, hoje em dia a informação é momentânea devido ao avanço da tecnologia. Com a imensa quantidade de informações que recebemos a educação não é uma regra de conduta, sofre questionamentos e diferentes pensamentos, o que é certo para um não é para o outro.

Quais são os benefícios que a EAD pode trazer?
  • Evita viagens e deslocamentos para quem mora longe da universidade;
  • Autonomia no horário de estudo, principalmente para pessoas que trabalham em turnos;
  • Economia de custo, melhor oportunidade para pessoas carentes;
  • Faz a pessoa ter autodisciplina, mesmo estando longe da universidade;
  • As universidades conseguem aumentar o número de cursos.

Quais são as dificuldades que o grupo enfrenta para usufruir desses benefícios que foram citados?
  • Desconhecimento da modalidade do ensino a distância;
  • Falta de conhecimentos em informática;
  • Dificuldade para conciliar estudo, trabalho e vida familiar;
  • O trabalho realizado em grupo é importante, mas devido aos compromissos profissionais se torna difícil;
  • Diversidade de colegas e suas distâncias;
  • Não saber aonde o professor quer chegar;
  • Qual e como será a aceitação do mercado de trabalho.

O que o grupo pode fazer para vencer as dificuldades?
Perder a ansiedade, acreditar que a profissão vai ter futuro, adaptar-se ao cotidiano organizando-se para dedicar mais horas ao estudo e promover o relacionamento entre tutores e colegas.

Como a EAD pode contribuir para melhorar as condições de vida dos povos do campo?
  • Pode contribuir para que a universidade vá até o campo, com cursos referentes ao cotidiano da população;
  • Evitar o êxodo rural, dando continuidade a pequena propriedade e a agricultura familiar, evitando que os filhos deixem de trabalhar no campo para estudar na cidade, ajudando na renda familiar trazendo com isso o conhecimento e o desenvolvimento para o campo;
  • Cobrança dos governantes sobre as questões ambientais;
  • Fundamentará a sustentabilidade.

Disciplina: EAD I
Componentes: Adriana Maria Lumi, Marco Aurélio Macedo Ariza e Veronica de Lourdes Porto Oliveira

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